Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção dos enfermeiros sobre o acolhimento e classificação de risco na Atenção Primária à Saúde (APS) / Percepción de los enfermeros sobre la acogida y clasificación de riesgo en la atención primaria a la salud / Nurses' perception on the reception and classification of risk in Primary Health Care

Costa, Ariane Beatriz; Gouvea, Pollyana Bortholazzi; Rangel, Rita de Cássia Teixeira; Scnheider, Patrick; Alves, Thais Favero; Acosta, Adriano Silva.
Enferm. actual Costa Rica (Online) ; (35): 103-115, Jul.-Dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-953204
Resumo Este estudo emergiu como uma proposta de mudança no processo de trabalho nos serviços de saúde que atendem a população, especialmente a demanda espontânea. O objetivo foi conhecer a percepção dos enfermeiros sobre a recepção e classificação de risco na atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Dezesseis enfermeiros entrevistados participaram. A análise dos dados resultou em três categorias Conhecimento e responsabilidades da recepção, aplicabilidade da classificação de riscos e protocolos e dificuldades na recepção. Os resultados mostraram que os conceitos de recepção e classificação de risco são reconhecidos pelos enfermeiros, mas na aplicabilidade de ambos os processos encontram dificuldades na responsabilidade do acolhimento e no desconhecimento dos usuários em relação às formas de atenção. Conclui-se que, embora seja reconhecida a importância da recepção e sua resolução, confirma-se a necessidade de capacitação e criação de protocolos de endereçamento.
Biblioteca responsável: CR1.1