Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A socialização profissional no percurso de técnico a enfermeiro / The professional socialization in the path from technician to nurse / La socialización profesional en la trayectoria desde técnico de enfermería a enfermero

Ferreira Junior, Antonio Rodrigues; Fontenele, Matheus Eduardo Passos; Albuquerque, Rosalice Araújo de Sousa; Gomes, Francisco Meykel Amâncio; Rodrigues, Maria Eunice Nogueira Galeno.
Trab. educ. saúde ; 16(3): 1321-1335, Sept.-Dec. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-963022
Resumo A pesquisa analisou o processo de socialização e transformação de técnicos de enfermagem em enfermeiros por meio de um estudo do tipo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, com a participação de 24 técnicos de enfermagem cursando graduação em uma universidade do Ceará, Brasil. Foi realizada de setembro a outubro de 2016, por intermédio de entrevistas semiestruturadas individuais, com análise temática para organização das informações, discutidas segundo os pressupostos da sociologia das profissões. Com base nos resultados, originaram-se três categorias motivações para ascensão profissional; dessemelhanças entre o trabalho do técnico de enfermagem e o do enfermeiro; e amadurecimento profissional no processo formativo. Percebeu-se o processo de socialização profissional na trajetória formativa de um técnico em enfermeiro, motivada pelo desejo de ascensão profissional. A transição gradativa é importante para a adaptação do técnico de enfermagem a uma nova identidade em construção, o que pode facilitar a migração entre os indivíduos com distintos níveis de complexidade na atuação da enfermagem.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3