Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fotoproteção em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Belém-PA / Photoprotection of Community Health Workers (CHW) of Belém-PA / Fotoprotección en Agentes Comunitarios de Salud (ACS) de Belém-PA

Malcher, Claudia Marques Santa Rosa; Tembra, Alan Luz; Amorim, Felipe Costa; Amorim, Felipe Costa; Souza, Thalles Ricardo Melo de; Pessoa, Monaliza dos Santos.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 14(41): e1798, fev. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-970809

Objetivo:

Avaliar a fotoproteção dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de 5 equipes da Estratégia Saúde da Família.

Métodos:

A casuística consistiu em 56 ACS, os quais foram submetidos a um questionário autoaplicável com perguntas sobre os hábitos de exposição solar e os conhecimentos acerca do assunto.

Resultados:

Verificou-se que 48,2% dos ACS se expunham ao sol durante 2 a 6 horas entre segunda e sexta-feira e que 55,4% deles tinham exposição entre 10 e 15 horas. Além disso, 58,9% dos ACS utilizam filtros solares raramente ou nunca e, entre esses, 53,6% os aplicam com frequência inadequada. Contudo, 100% dos pesquisados relataram conhecer as consequências negativas da exposição solar.

Conclusão:

A fotoproteção dos ACS foi considerada inadequada, já que poucos utilizam filtros solares e os que relataram o uso do produto o faziam de maneira inapropriada. Ademais, o conhecimento sobre os riscos e as consequências da exposição solar foi considerado excelente.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1 / BR408.1