Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Workplace Based Assessment in Obstetrics and Gynecology Clerkship to Detect Learning Gaps / Avaliação Baseada em Cenários de Prática para Detectar Lacunas de Aprendizagem no Internato Médico em Ginecologia e Obstetrícia

Coelho, Raquel Autran; Medeiros, Francisco das Chagas; Peixoto Júnior, Arnaldo Aires; Diniz, Rosiane Viana Zuza; McKinley, Danette; Bollela, Valdes Roberto.
Rev. bras. educ. méd ; 43(1): 181-186, jan.-mar. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, Repositório RHS | ID: biblio-977580
RESUMO Contexto Currículo Baseado em Desfechos ajuda a comunicar as expectativas de desempenho entre alunos e professores. O Miniexercício de Avaliação Clínica (Miniex) é uma ferramenta útil para avaliação formativa no local de trabalho. O objetivo deste estudo foi usar avaliação em cenários reais de prática e feedback dos alunos para qualificar um programa de internato médico em Ginecologia e Obstetrícia (GO). Métodos Foi realizado um estudo transversal com docentes e estudantes do internato médico em GO. O Miniex foi introduzido no sistema de avaliação de estágio adicionado a testes de perguntas de múltipla escolha (MCQ). Esta ferramenta avalia a coleta de histórico, o exame físico, o julgamento clínico, o profissionalismo e o humanismo, além da escala global no final do teste. No final da rotação de quatro meses, questionários foram aplicados para coletar a percepção do aluno sobre a aquisição de habilidades durante o programa. Os resultados do Miniex, o teste de MCQ e as respostas aos questionários foram comparados para determinar a medida em que os objetivos de aprendizagem foram alcançados. Resultados Três docentes avaliaram 84 estudantes de Medicina usando Miniex ao longo do estágio de quatro meses. As pontuações médias para exame físico e habilidades de julgamento clínico foram menores em comparação com as habilidades de anamnese e aconselhamento. Com base na percepção dos alunos, o preparo para exame físico e o aconselhamento foram classificados como "inadequados", especialmente quanto à divulgação de más notícias. A correlação bivariada entre as habilidades do Miniex e os escores do teste MCQ mostrou uma relação positiva (r = 0,27). Apesar de avaliar as diferentes habilidades da pirâmide de Muller, parece haver uma relação entre "knows" e "does". Essas descobertas ajudaram os coordenadores de internato e docentes a identificar lacunas importantes no programa do estágio. Com base nesses resultados, foi iniciado um treinamento no laboratório de habilidades durante o primeiro mês de rotação para todos os alunos ingressantes, adicionado ao treinamento simulado anterior durante o terceiro ano do curso de Medicina. Conclusões A introdução do Miniex oferece informações críticas para identificar e aprimorar elementos curriculares importantes nos anos clínicos.
Biblioteca responsável: BR1.1