Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Physiotherapeutic approach on the late phase of chikungunya: a case report / Abordagem fisioterapêutica na fase tardia da chikungunya: um relato de caso

Ribeiro, Aileciram Monialy Barros Marinho; Pimentel, Claudluce Marques; Guerra, Ana Clara Carvalho Gonçalves; Lima, Marcela Raquel de Oliveira.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 16(supl.1): S51-S56, Nov. 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-830084
Resumo

Introdução:

o boletim epidemiológico de abril de 2016 informou 39.017 casos prováveis de febre de chikungunya no país. Na fase aguda da doença os principais sintomas são febre alta, poliartralgia, dores nas costas, dor de cabeça e fadiga; enquanto que na fase tardia estão presentes a poliartralgia ou dores músculo-esqueléticas, que frequentemente apresentam-se com duração prolongada. Descrição o paciente apresentava na fase tardia como principais queixas dores severas nas articulações dos tornozelos, punhos, cotovelos e ombros. O manejo clínico foi constituído de sessões com ultrassom contínuo com frequência de 1 MHz, Laser infravermelho com dosagem de 4J e 3s por ponto; TENS-burst com largura de pulso de 250 us e Frequência de 2Hz, realizado por 10 dias. O tratamento fisioterapêutico proposto foi inovador, pois não há na literatura tratamentos complementares que possam diminuir o uso de analgésicos e causar conforto prolongado ao paciente ratificado pelo EVA e o SF-36. Discussão o uso do ultrassom e do laser de baixa intensidade são utilizados no tratamento de manifestações reumáticas crônicas com o objetivo de reduzir a inflamação, dor e rigidez articular. Por conseguinte, foi notável a redução do quadro álgico e melhora da qualidade de vida da paciente ao longo de dez sessões consecutivas com o protocolo proposto no presente estudo, sendo assim surge à necessidade de novas pesquisas acerca do assunto para que seja possível fazer um manejo clínico baseado em evidências sobre o tema.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva