Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE MEDICINA ALTERNATIVA / ASSESSMENT OF UNIVERSITY STUDENTS KNOWLEDGE ABOUT ALTERNATIVE MEDICINE / EVALUACIÓN DEL CONOCIMIENTO DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS SOBRE MEDICINA ALTERNATIVA

Almeida, Jackson Roberto Guedes da Silva; Damasceno, Camila Mahara Dias; Dantas, Milla Gabriela Belarmino; Saraiva, Sarah Raquel Gomes de Lima; Teles, Roxana Braga de Andrade; Faria, Marcelo Domingues de.
Rev. baiana saúde pública ; 40(2 (2016)): https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n2.a1989, Set. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-859779
O objetivo do presente estudo foi verificar o conhecimento de estudantes universitários sobre medicina alternativa. A metodologia utilizada foi o estudo de cunho descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Realizou-se um minicurso sobre medicina alternativa/complementar e suas terapias, com ênfase na fitoterapia, e aplicou-se um questionário antes e após as aulas. Um total de 17 alunos participaram da pesquisa. Os resultados apontaram que mais da metade dos alunos afirmou desconhecer a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde; 35,29% afirmaram não conhecer nenhuma terapia alternativa/complementar; 11,76% relataram que conheciam alguma terapia, mas não exemplificaram; e apenas 17,64% disseram já ter utilizado alguma terapia alternativa. Após a realização do minicurso, foi perceptível a aprendizagem dos alunos com a aplicação de um novo questionário, no qual todos afirmaram conhecer alguma terapia alternativa, possibilitando ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as práticas terapêuticas existentes. Todos aprenderam sobre etnofarmacologia e a diferença entre medicamento alopático e homeopático, dúvida que existia para alguns. No pré-teste, a maioria desconhecia o que era termalismo/crenoterapia, mas após o curso, todos afirmaram ter conhecimento sobre o tema. Concluiu-se que os estudantes universitários pouco conhecem sobre medicina alternativa, práticas integrativas e complementares, as quais, apesar de receberem incentivos do Ministério da Saúde, ainda são pouco contempladas nas universidades.
Biblioteca responsável: BR15.1
Selo DaSilva