Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pesquisas físico-químicas sobre as preparações homeopáticas: revisão sistemática e análise bibliométrica ­ parte 1 / Physical-chemical research on homeopathic preparations: review systematics and bibliometric analysis

Klein, Sabine D; Würtenberger, Sandra; Wolf, Ursula; Baumgartner, Stephan; Tournier, Alexander.
Rev. homeopatia (Säo Paulo) ; 81(1/2): 29-54, 2018.
Artigo em Português | LILACS, HomeoIndex (homeopatia) | ID: biblio-908632

Objetivo:

A última revisão sistemática das pesquisas físico-químicas sobre preparações homeopáticas foi publicada em 2003. O objetivo do presente estudo foi atualizar e ampliar o estado atual dos conhecimentos na área das propriedades físico-químicas das preparações homeopáticas. Na parte 1 do estudo objetivamos apresentar um panorama da literatura quanto à qualidade e métodos utilizados nas publicações. Na parte 2 objetivamos identificar as técnicas experimentais mais interessantes. Desta maneira, esperamos estar na posição de gerar hipóteses significativas quanto ao possível modo de ação das preparações homeopáticas.

Métodos:

Foi adotado um procedimento com 2 etapas 1) pesquisa ampla da literatura, seguida de análise bibliométrica e da qualidade das publicações e, 2) análise qualitativa minuciosa das pesquisas físico-químicas individuais localizadas. Na presente publicação relatamos a etapa 1). Realizamos uma busca nas principais bases científicas de dados de publicações relatando pesquisas físico-químicas da homeopatia desde a sua origem até o final de 2015. As publicações foram avaliadas através de um sistema de pontuação, o Manuscript Information Score (MIS). Foram coletadas informações sobre o país de origem dos estudos e as técnicas experimentais utilizadas.

Resultados:

Localizamos 183 publicações (versus 44 na revisão anterior), 122 delas com MIS ≥ 5. A taxa de publicações na área foi ˜2 por ano entre as década de 1970 e 2000. Depois aumentou para mais de 5,5 publicações por ano. [...]

Conclusões:

As pesquisas físico-químicas sobre as preparações homeopáticas está aumentando tanto na quantidade e na qualidade das publicações. (AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva