Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da acupuntura no tratamento de dores orofaciais / Analysis of acupuncture in the treatment of orofacial pain: a case study

Freire, Julliana Cariry Palhano; Freire, Stéphanie Cariry Palhano; Dias-Ribeiro, Eduardo.
Rev. odontol. Univ. Cid. São Paulo (Online) ; 30(1): 16-20, jan.-mar. 2018. Tabelas
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-915779

Introdução:

Inúmeras são as tentativas de amenizar as dores sofridas pelos indivíduos, desde a antiguidade até as mais recentes pesquisas científicas; assim, surgem o interesse e a curiosidade de profissional e paciente de buscarem novas alternativas de tratamentos tanto complementares como auxiliares.

Objetivo:

esta pesquisa analisou o uso da acupuntura na Odontologia como terapia complementar ou principal no tratamento das dores orofaciais.

Metodologia:

Avaliaram-se os prontuários de pacientes atendidos numa clínica odontológica de João Pessoa ­ PB, onde a dor orofacial foi o principal sintoma apresentado e foram submetidos ao tratamento com a acupuntura. O universo constituiu-se de 20 prontuários, e a amostra composta por 10 participantes.

Resultados:

Verificou-se que 80% da amostra eram do sexo feminino, com média de idade de 45 anos, 90% faziam uso de medicamentos e 70% participavam de outros tratamentos médicos. Foi demonstrado que 50% dos participantes apresentaram dor forte antes da acupuntura e 100% relataram dor leve após o término do tratamento.

Conclusão:

Com a pesquisa, foi observada a satisfação nos resultados conseguidos com o uso da acupuntura como tratamento complementar para dores orofaciais.
Biblioteca responsável: BR1853.9
Selo DaSilva