Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas integrativas e complementares no Brasil: explorando possibilidades de ampliação do cuidado em saúde mental

Souza, Luiza Bohnen.
Porto Alegre; s.n; 2015. 21 p
Tese em Português | Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-942545

Introdução:

Um em cada quatro pessoas no mundo será afetada por uma condição de sofrimento psíquico na sua vida, segundo a Organização Mundial de Saúde. Em países de alta renda, entre 35% e 50% da população com algum transtorno mental não tem acesso a qualquer tipo de tratamento para o seu sofrimento. Nos países de baixa e média renda, este número sobe para entre 76% e 85% de pessoas na mesma situação. Assim, buscando atenção aos aspectos inerentes à saúde mental, muitas pessoas procuram as práticas integrativas e complementares (PICS).

Objetivos:

Conhecer quais as experiências no Brasil de PICS, conforme previsto na PNPIC de 2006, vem sendo alvo de pesquisas na literatura científica nacional relacionadas ao atendimento em saúde mental.

Método:

Revisão integrativa da literatura conforme proposta por Cooper. Na coleta de dados foram selecionados sete artigos científicos nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências e Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Base de Dados Bibliográfica Especializada na área de enfermagem (BDENF) publicados no período de 2006 a 2015.

Resultados:

Todos os artigos abordaram o uso de PICS para os sintomas depressivos e ansiosos nas populações pesquisadas. Dois artigos falam dos benefícios do uso das plantas medicinais para questões de saúde mental; um falou da acupuntura; três pesquisas falaram das práticas corporais, como exercício físico, dança e hidroginástica; e apenas um citou o uso da homeopatia como terapia alternativa para o tratamento de sofrimentos psíquicos.

Conclusão:

Assim sugere-se mais investimento por parte do Estado nas políticas nacionais, como PNH, PNPIC, Política Nacional e Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos e demais políticas afins, a fim de incentivar a cultura de clínica ampliada e cuidado integral aos usuários de saúde
Biblioteca responsável: BR1751.1
Localização: BR1751.1; 614(81):615.89(043), S729p
Selo DaSilva