Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A trajetória da introdução e regulamentação da acupuntura no Brasil: memórias de desafios e lutas / The trajectory of the introduction and regulation of acupuncture in Brazil: memories of challenges and struggles

Pereira Rocha, Sabrina; De Benedetto, Maria Auxiliadora Craice; Barbosa Fernandez, Fabíola Holanda; Claramonte Gallian, Dante Marcello.
Ciênc. Saúde Colet; 20(1): 155-164, 2015.
Artigo em Português | LILACS, MTYCI | ID: biblio-948711
O presente estudo objetivou explorar, a partir de relatos de vida de acupunturistas, a luta pela regulamentação da prática da acupuntura no Brasil. Utilizamos a História Oral de Vida como método, tendo como proposta central a dimensão das experiências humanas envolvidas nesta trajetória de lutas e desafios. Realizamos dez entrevistas, seguindo o conjunto de procedimentos exigidos pela História Oral. As informações contidas nas narrativas foram analisadas e, tomando como referencial a abordagem de interpretação denominada imersão/cristalização, foram estabelecidos os temas centrais do trabalho, a partir dos quais a discussão foi desenvolvida. Os resultados apontaram a emergência de temas extremamente controversos que envolvem aspectos políticos, corporativos e de âmbito cultural, que se apresentam como elementos centrais dentro de um processo histórico ainda em desenvolvimento.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva