Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The problem of dose in homeopathy: evaluation of the effect of high dilutions of Arsenicum album 30cH on rats intoxicated with arsenic / O problema da dose em homeopatia: avaliação do efeito de altas diluições de Arsenicum album 30cH em ratos intoxicados com arsênico / El problema de la dosis en homeopatía: evaluación del efecto de altas diluciones de Arsenicum album 30cH en ratones intoxicados con arsénico

Fontes, Olney Leite; Farhat, Fátima Cristiane Lopes Goulerte; Cesar, Amarilys Toledo; Rodrigues, Gabriela Cristina Gomes; Lara, Marilisa Guimarães; Montebelo, Maria Imaculada Lima; Chaud, Marco Vinícius.
Int. j. high dilution res ; 9(33): 128-137, 2010.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: hom-10450

Introdução:

embora estudos científicos têm confirmado a ação das altas diluições homeopáticas em organismos vivos, permanece o debate infindável acerca da escolha da diluição mais adequada, a frequência de administração e a dose (quantidade de medicamento).

Objetivos:

este estudo procurou avaliar o efeito in vitro de 2 concentrações diferentes de Arsenicum album 30cH a fim de elucidar alguns aspectos da noção homeopática de dose.

Métodos:

ratos Wistar machos previamente intoxicados com arseniato de sódio por injeção peritoneal foram tratados com Ars 30cH não diluído ou diluído 1% por via oral. Foi utilizada espectroscopia de absorção atômica para medir os níveis de arsênico retido no organismo e eliminado através da urina. As amostras de urina foram colhidas antes, após e durante o tratamento. Os grupos controle positivo (animais intoxicados) e negativo (animais não intoxicados) receberam apenas o veículo utilizado para preparar o medicamento (etanol).

Resultados:

os grupos tratados com Ars 30cH não diluído e diluído em solução 1% eliminaram quantidades significativamente maiores de arsênico através da urina por comparação aos grupos controle. O grupo tratado com Ars 30cH não diluído eliminou quantidades significativamente maiores de arsênico que o grupo tratado com o mesmo medicamento em solução 1%.

Conclusão:

esses resultados sugerem que Ars 30cH não diluído foi mais efetivo que a solução 1% do mesmo neste modelo experimental.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva