Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pathogenetic trial of boric acid in bean and tomato plant / athogenetic trial of boric acid in bean and tomato plant

Carneiro, Solange Monteiro de Toledo Piza Gomes; Romano, Euclides Davidson Bueno; Garbim, Tiago Henrique dos Santos; Oliveira, Bruno Garcia de; Teixeira, Marcus Zulian.
Int. j. high dilution res ; 10(34): 37-45, Marc. 30, 2011.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: hom-10649

Introdução:

A homeopatia é considerada como uma prática para manejo de doenças e pragas na agricultura orgânica. No entanto, ao contrário dos médicos que dispõe das Matérias Médicas e Repertórios para a escolha do medicamento homeopático mais adequado para o paciente, os agrônomos não dispõem de uma Matéria Médica Homeopática de Plantas (MMHP) com sintomas observados em vegetais.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho foi realizar uma experimentação patogenética homeopática em vegetais, comparando os sintomas apresentados por uma cultivar de feijoeiro e uma cultivar de tomateiro após a administração de ácido bórico em dose ponderal e na dinamização 6cH.

Métodos:

Foram conduzidos quatro experimentos, dois com tomateiro e dois com feijoeiro, sendo que as plantas receberam entre uma a seis pulverizações dos tratamentos.

Resultados:

Observaram-se diferenças entre as espécies quanto à sensibilidade ao ácido bórico nenhuma planta de tomateiro que recebeu Boro 6cH apresentou sintomas, diferentemente do feijoeiro. Por outro lado, nos ensaios com ácido bórico em dose ponderal o tomateiro apresentou três sintomas a mais que o feijoeiro. Nos ensaios com feijoeiro, um maior número de plantas apresentou sintomas após o tratamento com ácido bórico na dose ponderal do que com ácido bórico 6cH.

Conclusões:

Estes resultados sugerem que na elaboração de uma Matéria Médica Homeopática de Plantas (MMHP) deve ser considerada a espécie vegetal na qual os sintomas foram obtidos. Além disso, as experimentações patogenéticas homeopáticas em vegetais devem ser realizadas tanto com doses ponderais quanto com doses dinamizadas, a fim de que as diferenças na sensibilidade entre espécies possam ser mais bem detectadas.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva