Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vegetais: um modelo único para pesquisa com substâncias em altas diluições / Plants: a unique model for research on high diluted substances

Novosadyuk, Tatiana Vladimirovna.
Int. j. high dilution res ; 10(36): 265-267, september 30, 2011.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: hom-10685

Introdução:

Alta eficiência e baixo custo das drogas homeopáticas, ausência de efeitos colaterais e de acúmulo de toxinas em animais da pecuária fazem da Homeopatia uma das prioridades a serem desenvolvidas na medicina veterinária. Entretanto, opositores da homeopatia tem intensificado sua atividade nos últimos anos. Os ataques dos opositores da homeopatia, com suas reinvindicações infundadas que são totalmente explicadas pelo efeito placebo, podem ser explicadas pela complexidade da compreensão do mecanismo de ação destes medicamentos que não se encaixam nos conceitos estabelecidos do efeito das drogas no corpo. É por isto que mais estudos sobre o fenômeno homeopático são especialmente importantes atualmente. Para refutar a opinião de que o fenômeno homeopático é explicado pelo efeito placebo, estudamos o efeito de medicamentos homeopáticos sobre o crescimento e amadurecimento de vegetais. Esta escolha fundamentou-se na esperança de que os oponentes da homeopatia não sejam capazes de acusar as plantas de auto-sugestão sobre o efeito de medicamentos dinamizados. Há muitas publicações sobre a aplicação de medicamentos homeopáticos em plantas. Por exemplo, os pesquisadores Stephan Baumgartner, Solange Carneiro, Fabrício Rossi, LM Carvalho, Carlos Bonato, Lucietta Betti, Lazzarato L V. Majewsky, e outros.

Métodos:

Nossos primeiros experimentos, feitos durante dois anos demonstraram uma melhora significativa nas variáveis crescimento e amadurecimento quando medicamentos homeopáticos foram adicionados a misturas fertilizantes, quando comparados com cuidados convencionais aos vegetais. Tomates Typhoon F1 e Titan foram processados para estudar o efeito de medicamentos homeopáticos no crescimento e amadurecimento de plantas. Os estudos foram realizados em condições de estufa, no verão de 2009 e 2010, em solos férteis de uma fazenda experimental no distrito de Krasnoselskiy, na região de Leningrado. Cada grupo estudados de um certo tipo de tomate continha 20 plantas. Quando as plantas jovens foram plantadas no solo, elas foram regadas com adição de Coca 1000 ??, e em seguida, após um mês, a parte superior da planta foi aspergida com Echinacea 30 ??. Foram usadas as mesmas quantidades de plantas similares do mesmo grupo de plantas tratadas de acordo com a tecnologia agrícola convencional como grupo controle.

Resultados:

Como resultado foi encontrado um amadurecimento mais precoce no tomate Typhoon F1 ocorreu 19 dias antes isto é 18.3% do que no grupo controle. O grupo de tomates Titan amadureceu 14.3% mais rapidamente do que no grupo controle. Cada planta do grupo Typhoon produziu uma média de 45 frutas de tomate, enquanto que no grupo controle o número médio foi de 14 (isto é, houve um aumento de 221.4% no grupo testado). Foi produzida uma média de 78 frutas de tomate pelas plantas Titan, enquanto que no grupo controle este número foi de apenas 20 (aumento de 290%). O peso médio do tomate Typhoon aumentou 59.5 gdos valores controle, isto é, 180.8%. O peso médio do tomate Titan aumentou de 128.5 g, ou 208.9%. Uma diferença notável foi encontrada por todos observadores no sabor dos vegetais experimentais e controle. As plantas experimentais tiveram características de sabor significativamente melhor e também foram mais resistentes a fungos.

Conclusão:

Os estudos realizados confirmam a existência do fenômeno homeopático em organismos vivos na ausência co efeito placebo. Foi demonstrado que o uso de medicamentos homeopáticos é efetivo na melhora da produtividade agrícola. As plantas são um modelo único para a pesquisa de ultra diluições de substâncias.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva