Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Certificados de qualidade para matrizes homeopáticas / Quality certificates for homeopathic matrices

Cesar, Amarilys de Toledo; Cegalla, Virgínia Tereza.
Int. j. high dilution res ; 10(36): 224-225, september 30, 2011.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: hom-10694

Introdução:

Para produzir medicamentos homeopáticos as farmácias necessitam de matérias primas (tinturas-mãe e matrizes), fornecidas por laboratório de insumos. As matrizes são soluções ultra diluídas e não podem ser testadas segundo Laudos de Análise.Int J High Dilution Res 2011; 10(36)224-225Proceedings of the XXV GIRI Symposium and VIII CBFH; 2011 Sep 04-07; Foz do Iguaçu (Brazil)225

Objetivos:

propor alternativas para o Laudo de Análises de matrizes; contribuir para a qualidade dos medicamentos e do tratamento homeopático.

Método:

pesquisa de informações provenientes da documentação de 2 fornecedores nacionais e 3 europeus para desenvolvimento de critérios. Discussão foram abordados conceitos necessários para o atendimento do pedido ao longo de todo o processo. O controle das informações envolvidas no processo possibilita rastrear a produção das matrizes, fornecendo um indicativo da qualidade com que estas foram obtidas. Cada fornecedor dá enfoque diferente para o documento que emite, chamando de Certificado de Conformidade, Protocolo de Preparo, Certificado de Manufatura ou Certificado de Qualidade. Em resumo, é uma declaração do fornecedor, que envolve o controle de qualidade de matérias primas, do material de embalagem e do processo utilizado, mas não de um laudo que possibilita ao cliente refazer a análise. Foi proposto um modelo de Certificado de Qualidade, com as informações mínimas necessárias que indiquem à farmácia que há um controle de processo. Neste certificado devem constar declarações sobre o processo.

Conclusão:

o Certificado de Qualidade parece ser o melhor documento para assegurar à farmácia que a matriz adquirida apresenta características compatíveis com a manipulação de um medicamento homeopático de qualidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva