Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Possibilidades terapêuticas da bothrops jararaca em alta diluição / Therapeutic possibilities of Bothrops jararaca in high dilution

Nazareth, Eduardo Costa Gaia; Freitas, Francisco José de.
Int. j. high dilution res ; 10(36): 215-217, september 30, 2011.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: hom-10698

Introdução:

O conhecimento e a utilização do veneno da Bothrops jararaca em altas diluições ainda é bastante limitado. Uma das propriedades importantes foi o uso de um de seus componentes, a bradicinina, para o desenvolvimento do remédio anti-hipertensivo conhecido como captopril. Outras situações, como o quadro clínico, local e sistêmico deveriam receber melhor aprofundamento para a composição da matéria médica relacionada a diversas ações sobre o homem e mamíferos em geral. A ação sistêmica da picada dessa serpente, inclui distúrbio na hemostasia, que culmina como sangramentos como a gengivorragia, além da sudorese, hipertensão e hipotermia. A ação local inclui dor e edema, com equimoses, hemorragias e muitas vezes bolhas e necrose tecidual. A ação sobre o sistema imune, através da ação sobre o complemento C3 e outros componentes do complemento pode mostrar a sua possível utilização em casos de infecção bacteriana, inclusive micobacterioses; como o apresentado no estudo de 1970, de Vanessa Birdsey, ?Interações de venenos tóxicos com o complemento?, da revista Immunology de 1971. Hoje, este veneno apresenta uma toxicologia publicada por Anibal Melgarejo, ?Animais peçonhentos do Brasil? de 2003, que subsidia o desenvolvimento de estudo para a sua utilização em altas diluições, além de um amplo estudo da biologia do animal propriamente dito. Estudos publicados sobre análises biomoleculares acrescentam mais detalhes sobre as relações do veneno e mamíferos. Todos estas características sugerem o uso deste veneno como remédio homeopático.

Objetivo:

Verificar as possibilidades terapêuticas em altas diluições do veneno da serpente Bothrops jararaca, ampliando a sua utilização clínica.

Metodologia:

Descrição metodológica deste veneno em bases contemporâneas que incluem Origem, descrição físico-química, toxicologia, farmacologia, preparação do remédio em alta diluição, ação geral, ações específicas em sistemas ou órgãos, sensações, modalidades, concomitantes, correspondências etiológicas a indicações clínicas principais.

Resultados:

Definição das indicações terapêuticas, como a modulação do sistema complemento, ação sobre o sistema cardiovascular, entre outras do remédio Bothrops jararaca em alta diluição.

Conclusão:

Esta avaliação pode ser utilizada para diferentes fontes de produtos e permite o uso racional de Bothrops jararaca em alta diluição. Os resultados podem e devem ser complementados por estudos clínicos e patogenéticos. Doenças infecciosas de origem bacteriana, como a tuberculose e lepra, e auto-imune como LES poderão receber estudos de tratamento com o remédio baseado em veneno de serpente Bothrops jararaca por estarem indiretamente associados a elas via similitude da falha do complemento, importante marcador bacteriano para a defesa de mamíferos. Action on clinical aspects like hypertension, sweating, hypothermia and necrosis shall be seen. A açõa sobre os aspectos clínicos como hipertensão, sudorese, hipotermia e necrose devem ser observados. Talvez a busca pela estimulação do complemento mostre um novo caminho para a harmonização, há muito(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva