Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Homeopatia para o tratamento de transtornos gastrintestinais em crianças / Homeopathy for the treatment of gastrointestinal disorders in children

Garcia,, Cássia Virginia; Markoski, Taiana.
Int. j. high dilution res ; 10(36): 209-210, september 30, 2011.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: hom-10700

Introdução:

a cólica e a diarreia estão entre os transtornos gastrintestinais mais comuns da infância, os quais se manifestam de forma espontânea e aguda. O tratamento alopático consiste, na maioria dos casos, na administração da associação homatropina-dimeticona para o alívio da cólica, e, reidratação oral e loperamida nos casos de diarreia [1,2]. A falta de eficácia do tratamento convencional e os possíveis efeitos adversos que o mesmo pode causar têm levado ao aumento da demanda por parte dos pais por terapias alternativas e complementares e a homeopatia pode ser uma das primeiras escolhas nestas situações [3].

Objetivos:

fazer uma revisão da literatura avaliando a efetividade do tratamento homeopático para cólica e diarreia em crianças, observando a relação entre os principais medicamentos prescritos nestes casos e suas patogenesias descritas na matéria médica.

Metodologia:

foi realizada uma pesquisa na literatura usando as bases de dados eletrônicas, incluindo Medline, Homeoindex, BIREME, Lilacs, Pubmed, Scielo e Sciencedirect, no período de setembro a dezembro de 2010.

Resultados:

os dados encontrados indicam que poucos estudos estão disponíveis na literatura para provar a efetividade dos medicamentos homeopáticos em cólica e diarreia em crianças, mas a aplicabilidade desta modalidade terapêutica parece ser útil, segura e de baixo custo, que são fatores importantes para comunidades de baixa renda. Além disso, os estudos em relação a diarreia são mais frequentes, não apenas por sua gravidade, mas também pela duração, que torna mais adequado o monitoramento, ao contrário da cólica que é aguda. Os medicamentos mais citados foram Chamomilla, Nux vomica, Arsenicum album e Mercurius solubilis.

Conclusões:

a homeopatia pode ser um importante recurso para o alívio da cólica e da diarreia. Entretanto, mais pesquisas devem ser realizadas a fim de mostrar aos pais quão valiosa este tipo de terapia pode ser para as crianças e toda a família.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva