Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da resposta imune e comportamental de camundongos BALB/c após tratamento com soluções homeopáticas de H3N2 / Evaluation of BALB/c mice behavior and relations to the immune response after treatment with H3N2 homeopathic solutions

Siqueira, Camila Monteiro; Bonamin, Leoni Vilano; Cardoso, Thayná Neves; Correia, Michelle Sanchez Freitas ; Couceiro, José Nelson ; Holandino, Carla.
Int. j. high dilution res ; 10(36): 128-129, september 30, 2011.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: hom-10722
Medicamentos homeopáticos são preparados de acordo com a farmacotécnica homeopática regulamentada pela ANVISA. Dentre as várias categorias destes medicamentos, destaca-se o grupo dos bioterápicos, medicamentos que são preparados a partir do próprio agente etiológico. No presente estudo, foi desenvolvido um bioterápico a partir do vírus influenza A, visando a profilaxia da gripe. A gripe é uma doença que atinge milhares de pessoas anualmente em todo o mundo e o desenvolvimento de novas terapias para esta doença vem sendo estimulado com frequência. O bioterápico desenvolvido foi administrado a camundongos do tipo Balb/c para avaliação da resposta imune e comportamental. Para tanto, sessenta e dois camundongos Balb/c com 4 semanas de vida foram separados em cinco grupos experimentais, após aprovação pelo Comitê de Ética de Uso de Animais (Protocolo DFBCICB 037) e estimulados diariamente, de maneira cega, por diferentes soluções homeopáticas, na concentração de 1% (V/V), durante um prazo máximo de 42 dias. Três medicamentos homeopáticos foram testados bioterápico contendo o vírus influenza A inativado 30DH; bioterápico contendo o vírus influenza A íntegro 30DH; timulina 5CH. Um grupo controle foi tratado com água 30x e o outro não recebeu tratamento. Após 21 dias de tratamento, metade dos animais de cada grupo (31 animais) foi desafiada, por via subcutânea, com o antígeno viral hemaglutinina na concentração de 7 g/ 200L e acompanhados por mais 21 dias para avaliação da resposta imune humoral e do comportamento, pela técnica do campo aberto. Os animais restantes foram submetidos aos mesmos testes ao final dos primeiros 21 dias de tratamento, antes do desafio antigênico. Após a eutanásia, todos os animais foram necropsiados e o baço, o pulmão, o coração e o linfonodo mediastínico foram colhidos para análise de peso e histometria do baço. As análises histopatológica e comportamental mostraram a ausência de efeitos patogenéticos perceptíveis neste modelo experimental, mas houve aumento da reatividade dos folículos linfóides do baço nos animais desafiados antigenicamente e tratados com bioterápico de influenza A íntegro e timulina, em relação ao grupo controle. Este experimento está sendo repetido(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva