Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo prospectivo observacional de uma série de casos de dor osteomusculoarticular crônica com organoterápicos associados ao tratamento homeopático convencional / Prospective observational study of a case-series of chronic bone, muscle and joint pain with

Horta, Isabel.
Rev. homeopatia (São Paulo) ; 75(1): 1-13, 2012. tab
Artigo em Português | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-10737

Introdução:

Medicamentos constitucionais (MC) são aqueles que apresentam semelhança individualizada com a totalidade sintomática característica dos pacientes, enquanto que os organoterápicos (OT) são matrizes medicamentosas preparadas a partir de elementos constituintes do corpo.

Objetivos:

avaliar os efeitos da associação de OT com MC no tratamento da dor osteomusculararticular crônica.

Métodos:

na primeira etapa do estudo, os pacientes que cumpriram os critérios de inclusão foram medicados com o MC. Aqueles que apresentaram melhora de pelo menos 50% no escore de dor de McGill aos 90 dias foram dados de alta do estudo. Aqueles que não alcançaram 50% de melhora no escore de dor de McGill aos 90 dias foram incluídos na segunda etapa, quando foram medicados com 2 doses do MC e 1 dose do OT.

Resultados:

168 pacientes foram incluídos na primeira etapa, mas 39 foram excluídos ou perdidos para análise. No final de 90 dias, 78/129 (60,78%) da amostra apresentou melhora de pelo menos 50% no score de McGill e foram dados de alta; 51/129 (39,53%) não alcançaram 50% de melhora no score de McGill e foram incluídos na segunda etapa, no entanto, 27 pacientes foram após excluídos, de modo que a amostra da segunda etapa consistiu de 24 pacientes (18,60% da amostra total). Depois de utilizar 2 doses de MC e 1 dose de OT, esses pacientes apresentaram melhora de 49,2% no score da dor entre o valor aos 90 e 150 dias (p=0,005) e de 60,2% desde o início do estudo (p<0,001).

Conclusões:

Os resultados sugerem que a combinação MC + OT induziu melhora adicional na dor osteomusculoarticular crônica por comparação com o tratamento realizado exclusivamente com MC. Estudos controlados e randomizados com maiores amostras são necessários para determinar a eficácia da associação MC + OT.(AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva