Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A homeopatia emerge como forma de nanomedicina / A homeopatia emerge como forma de nanomedicina / La homeopatía aparece como forma de nanomedicina

Upadhyay, Rajendra Prakash; Nayak, Chaturbhuja.
Int. j. high dilution res ; 10(37): 299-310, 2011. ilus, graf
Artigo em Inglês, Português, Espanhol | LILACS-Express | ID: hom-10747

Introdução:

A homeopatia é um sistema de medicina empírica comprovada pelo teste do tempo faz dois séculos. Seus medicamentos são preparados através um processo típico conhecido como potenciação, no qual são realizadas diluições seriadas acompanhadas de intensa agitação em cada passo do processo. A homeopatia é objeto de controvérsia, porque a imensa maioria dos medicamentos utilizados não contém nenhuma molécula da substância de origem.

Objetivo:

Examinar medicamentos homeopáticos visando o seu possível mecanismo de ação à luz da nanociência.

Metodologia:

Foram preparadas amostras ultra puras, que foram examinadas sob microscopia eletrônica de varredura (MEV) e de transmissão (TEM) junto de nano-difração de área selecionada (SAD) e energia dispersiva de raios X (EDX). Também foi realizada análise de elementos-traço para silício.

Resultados:

Os medicamentos homeopáticos não resultaram ser ?nada?, mas continham bastantes nanopartículas e os conglomerados destas mostraram estrutura cristalina, rica em silício.

Conclusões:

Durante a agitação intensa que faz parte do processo de potenciação, a informação relacionada com a substância gradualmente diluída poderia ser codificada através de epitaxe por nanopartículas cristalinas ricas em silício presentes no medicamento resultante. O ?tamanho? da informação assim codificada poderia acompanhar o grau das potências. Sendo que os medicamentos homeopáticos possuem efeitos curativos, sua informação ? que os sistemas biológicos são capazes de interpretar - poderia ser transportada por essas nanopartículas junto da água interfacial na superfície delas até o alvo. Sabe-se que tais nanopartículas, como outras várias formas do silício, são capazes de interagir com proteínas e com células do sistema imune, de maneira que a homeopatia poderia constituir uma forma de nanomedicina. A possível confirmação, no entanto, exige novos caminhos de pesquisa em materiais e água interfacial.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva