Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A survey on perception of homoeopathic undergraduate students towards learning environment in an Indian scenario

Saha, Subhranil; Koley, Munmun; Ghosh, Aloke; Mondal, Ramkumar; Arya, Jogendra Singh; Choubey, Gurudev.
Int. j. high dilution res ; 12(43): 62-76, 2013. tab
Artigo em Inglês | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-10905
Introdução e

objetivo:

Este estudo buscou entender a percepção de estudantes de faculdades homeopáticas em Bengala Ocidental, Índia, e identificar os pontos fortes e fracos do ambiente de aprendizagem.

Métodos:

Estudo transversal com desenho observacional realizado en maio de 2013 com 430 voluntários em duas faculdades públicas de medicina homeopática em Bengala Ocidental, Índia. Um questionário com 7 itens respondidos em uma escala tipo Likert de 4 pontos foi aplicada para determinar a percepção dos voluntários a respeito de seu ambiente de aprendizagem, clima intelectual e relação aluno-professor. O questionário gerou 7 sub-escalas –flexibilidade, interação entre Estudantes, clima emocional, suporte, experiência significativa, organização e amplitude de interesses. Cerca de 46,5% dos estudantes procedía de áreas rurais, a língua materna de 93,7% era bengalí, 39,5% preferia que se falasse bengalí nas aulas, 77,9% preferia trabalhar em grupo, 47,7% se manifestaram insatisfeitos com o modelo de ensino e 79,8% preferíam as técnicas multimídias comparadas às convencionais. A flexibilidade foi baixa (media= 1,9, desvio padrão DE = 0,9); a pontuação da experiência significativa (ensino teórico) foi elevada (média= 2,6, DE= 0,9). As pontuações não apresentaram diferenças significativas (p>0,05) entre os estudiantes em fase preclínica e clínica, porém, algumas sub-escalas individuais apresentaram diferenças significativas entre os estudantes dos diversos cursos. A consistência interna do questionário é duvidosea (coeficiente α de Cronbach 0,310-0,446), porém, a confiabilidade do teste-reteste se mostrou aceitável ( de Cohen 0,680-0,838).

Conclusões:

Este estudo assinala as áreas que devem ser melhoradas na aprendizagem da homeopatía desde a perspectiva dos estudantes. Mudanças nos programas de estudos, corpo docente e infraestructura são necessárias para melhoras a satisfação dos alunos. (AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva