Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidence in support of gene regulatory hypothesis: Gene expression profiling manifests homeopathy effect as more than placebo

Saha, Santu Kumar; Khuda-Bukhsh, Anisur Rahman.
Int. j. high dilution res ; 12(45): 162-167, 2013.
Artigo em Inglês | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-10933

Introdução:

O uso de medicamentos homeopáticos ultra-diluídos e a sua presumível eficácia na cura de doenças têm sido reiteradamente contestados por céticos, apesar dos muitos resultados positivos, baseados em evidências, demonstrando a sua eficácia na cura/melhora de sintomas patológicos.

Objetivos:

Testar a possível capacidade de medicamentos homeopáticos diluídos além do limite de Avogadro para apresentar efeitos de modulação genética em modelo experimental in vitro.

Métodos:

Sendo que as células neoplásicas manifestam expressões epigenéticas aberrantes, investigamos através de micro-arranjo o perfil global de expressão genética de células HeLa (modelo epigenético já estabelecido de linhas celulares HPV18 positivas) tratadas com 2 medicamentos homeopáticos dinamizados, a saber, Condurango 30c e Hydrastis canadensis 30c (utilizados no tratamento de neoplasias) comparados com um placebo (álcool sucussionado 30c).

Resultados:

Os dados indicaram diferentes perfis de expressão em mais de 100 genes nas células tratadas com os medicamentos homeopáticos por comparação ao placebo.

Conclusão:

Os resultados indicam que o efeito dos medicamentos dinamizados foi “mais do que placebo” e que essa ação foi principalmente mediada por modulação da expressão genética. (AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva