Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Homeopathy in parasitic diseases

Aleixo, Denise Lessa; Bonamin, Leoni Villano; Ferraz, Fabiana Nabarro; Veiga, Franciele Karina da; Araújo, Silvana Marques de.
Int. j. high dilution res ; 13(46): 13-27, 2014. tab
Artigo em Inglês | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-10937

Introdução:

O uso de homeopáticos tem crescido devido o fato de que medicamentos convencionais algumas vezes não produzem o efeito esperado e também devido os seus efeitos indesejados que comprometem a adesão ao tratamento. Alguns trabalhos mostram os benefícios da utilização de medicamentos ultradiluídos no tratamento de doenças infecciosas.

Objetivo:

Esta revisão é uma discussão crítica sobre os aspectos da homeopatia, o estado atual da experimentação veterinária e o uso de medicamentos ultradiluídos nas infecções e doenças parasitárias. Os principais aspectos dos efeitos, esquemas de tratamento e/ou dinamizações utilizadas nos diferentes modelos são discutidos.

Metodologia:

Uma revisão de artigos publicados desde 2000 em revistas indexadas nos bancos de dados PubMed e Scielo e revistas especializadas foi utilizada para pesquisa das palavras-chave parasitoses/ homeopatia e parasitoses/ ultradiluídos.

Resultados:

Experimentos recentes demonstraram o efeito biológico dos medicamentos ultradiluídos nas infecções parasitárias, com redução no número de parasitos e melhora da condição clínica nos animais tratados. Alguns artigos apresentaram problemas na descrição da metodologia o que pode comprometer a reprodutibilidade dos experimentos.

Conclusão:

O conhecimento da homeopatia depende da credibilidade dos grupos de pesquisa. Embora nos últimos anos a pesquisa em homeopatia tenha apresentado um claro desenvolvimento, tanto na implantação de metodologias mais consistentes quanto na descrição dos dados e métodos publicados, muito ainda deve ser melhorado neste campo. Descrições precisas e detalhadas poderiam contribuir para o avanço do uso da homeopatia, o que poderia beneficiar a comunidade em geral , na prática, a partir destes resultados. (AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva