Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Panorama mundial da educação médica em terapêuticas não convencionais (homeopatia e acupuntura) / Medical education in non-conventional therapeutics in the world (homeopathy and acupuncture)

Teixeira, Marcus Zulian.
Rev. homeopatia (São Paulo) ; 80(1/2,supl): 16-26, 2017.
Artigo em Português | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-12044

Introdução:

Empregadas de forma alternada, complementar ou integrada ao modelo biomédicovigente, a demanda da população por terapêuticas não convencionais vem aumentadosubstancialmente nas últimas décadas, exigindo dos médicos noções básicas dessas diversasterapias, a fim de que possam orientar seus pacientes em tratamentos diferentes dos que estãoacostumados a prescrever. Dentre essas, a homeopatia e a acupuntura são consideradasespecialidades médicas há décadas no Brasil.

Objetivo:

Descrever o panorama mundial daeducação médica em terapêuticas não convencionais (homeopatia e acupuntura).

Métodos:

Empregando como fonte de referência os estudos e revisões sobre o tema que publicamos até2013, atualizamos os dados acrescentando pesquisas recentes citadas na base de dadosPubMed.

Resultados:

Em todos os países, destaca-se a importância do ensino dessas abordagensterapêuticas na educação médica, em vista do interesse crescente da população em suautilização e, consequentemente, da classe médica em seu aprendizado, com propostas diversasdirecionadas aos estudantes, residentes, pós-graduandos e médicos de outras especialidades.

Conclusões:

Por esses motivos, as escolas de medicina brasileiras têm a responsabilidade de propiciar aos estudantes, residentes e pós-graduandos o conhecimento das evidências científicas, dos pressupostos teóricos e das abordagens clínico-terapêuticas empregadas pela homeopatia e pela acupuntura, dentre outras. (AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva