Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito de ultradiluições homeopáticas em plantas: revisão da literatura / Effects of homeopathic high dilutions on plants: literature review

Teixeira, Marcus Zulian.
Rev. homeopatia (São Paulo) ; 80(1/2,supl): 66-78, 2017. tab
Artigo em Português | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-12048

Introdução:

Dentre as premissas não convencionais do modelo homeopático, o emprego de doses ultradiluídas de medicamentos desperta questionamentos e ceticismo na classe científica, acostumada ao paradigma dose-dependente da farmacologia clássica. Para evidenciar o efeito das ultradiluições homeopáticas em seres vivos, pesquisas são realizadas em diversos modelos experimentais (in vitro, em plantas e em animais).

Objetivo:

Descrever os estudos de melhor qualidade metodológica que confirmaram o efeito positivo das ultradiluições homeopáticas em plantas.

Métodos:

Utilizando como fontes de referência as revisões sobre o tema publicadas até 2015, atualizamos os dados adicionando estudos recentes citados na base de dados PubMed.

Resultados:

Dentre 167 estudos experimentais analisados nas principais revisões, 48 atingiram os critérios mínimos de qualidade metodológica e 29identificaram os efeitos específicos das ultradiluições homeopáticas em plantas, empregando controles adequados.

Conclusões:

Apesar da qualidade metodológica insatisfatória da maioria dos experimentos, estudos com controle negativo sistemático e reprodutibilidade reportaram efeitos significativos e incontestáveis das ultradiluições homeopáticas em plantas. (AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva