Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento Homeopático da amigdalite recorrente em crianças: um estudo randomizado controlado / Homeopathic treeatment of recurrent tonsillitis in children: a randomized controlled trial

Furuta, Sergio Eiji; Weckx, Luc Louis Maurice; Figueiredo, Claudia Regina.
Rev. homeopatia (São Paulo) ; 70(1/4): 21-26, 2007.
Artigo em Português | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-7877

Objetivo:

avaliar a eficácia e segurança do tratamento homeopático em crianças com amidalite recorrente, com indicação cirúrgica.

Métodos:

estudo prospectivo, duplo-cego, randomizado, em que foram incluídas 40 crianças com idade variando de 3 a 7 anos, 20 crianças foram tratadas com medicação homeopática individualizada (simillimum), baseada no princípio da similitude e 20 crianças receberam placebo. Todas as crianças do grupo medicação homeopática receberam diariamente Baryta carbônica 6 CH, Streptococcus beta hemolítico 21 CH e Amigdala 21 CH; e as do grupo placebo receberam diariamente placebo como se fossem estes medicamentos. A duração do estudo de cada paciente foi de 4 meses. Avaliação dos resultados foi clínica, por meio de questionário padrão, de exame otorrinolaringológico, no primeiro e no último dia de tratamento. Utilizou-se como critério de amigdalites de repetição a ocorrência de 5 a 7 episódios de amigdalites agudas ao ano.

Resultados:

das 18 crianças que completaram o tratamento homeopático, 14 não apresentaram nenhum episódio de amidalite aguda bacteriana; das 15 crianças que receberam placebo por 4 meses, 5 pacientes não apresentaram amidalite, com diferenças estatisticamente significantes (P=0,015*). Nenhum dos pacientes apresentou efeitos colaterais aos medicamentos prescritos.

Conclusões:

o tratamento homeopático foi eficaz nas crianças com amigdalites recorrentes, quando comparado ao placebo, excluindo 14 crianças (78%) da indicação cirúrgica. O medicamento homeopático nao provocou eventos adversos nas crianças(AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Localização: BR926.1
Selo DaSilva