Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Symptomatic nuclei of homeopathic remedies: remedies derived from carbon as case-study / Núcleo sintomático dos medicamentos homeopáticos derivados do Carbono

Thomaz, Luciana Costa Lima.
Int. j. high dilution res ; 8(26): 15-25, 2009. tab
Artigo em Inglês, Português | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-9213
A prática homeopática exige simultaneamente, rapidez e exatidão no diagnóstico e a prescrição do tratamento nas consultas, em tempo real. Para isso, diversas estratégias tem sido implementadas para facilitar tal processo, incluindo critérios para agrupar os medicamentos homeopáticos. Este estudo se propôs a verificar se classificações baseadas na composição química das substâncias utilizadas nos medicamentos homeopáticos tem correlação com a materia médica homeopática experimental.

Métodos:

Como estudo de caso, foram selecionados os medicamentos homeopáticos derivados de carbono. Os sintomas experimentais destes medicamentos foram comparados de maneira a definir um núcleo de síntomas comuns ao grupo. Este núcleo foi comparado aos outros núcleos correspondentes a sintomas experimentais de medicamentos homeopáticos derivados de Enxofre e Fósforo, com o propósito de determinar a especificidade qualitativa do núcleo carbônico em estudo. Finalmente, comparamos o núcleo proposto com o quadro tradicional atribuído à chamada constituição carbônica homeopática, com o objetivo de verificar se esta tem alguma fundamentação experimental.

Resultados:

foi encontrado um núcleo sintomático comum aos medicamentos derivados de carbono, qualitativamente diferente dos núcleos sintomáticos dos medicamentos derivados do Enxofre e Fósforo. No entanto, não foi encontrada correlação entre este núcleo e o quadro clínico do grupo chamado de constituição carbônica.(AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva