Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

of Seeing in Homeopathy: A Methodological Foundations of Project“Understanding Homeopathy by Images” / Método de observação em Homeopatia: Fundamentos metodológicos do projeto “Entendendo a Homeopatia através de imagens”

Jurj, Gheorghe.
Int. j. high dilution res ; 8(27): 53-69, 2009. ilus
Artigo em Inglês, Português | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-9219
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa conceitual sobre a natureza e operação de sinais visuais na prática clínica homeopática.

Objetivos:

analisar a função de sinais visuais na homeopatia juntamente com a sua estrutura semiótica semiótica, correlacionando-os com os códigos, conduzindo a possíveis significações e, em seguida, para avaliar a possibilidade de estabelecer coerência entre os sinais e sintomas dos pacientes.

Metodologia:

o conjunto de sinais são abordados através de um modelo com quatro fases 1) delimitação; 2) decomposição; 3) correlação; 4) reintegração de sinais. Os dados para análise foram coletados ao longo de 15 anos de prática clínica homeopática e registrados por recursos visuais; os fundamentos teóricos derivam da teoria da comunicação de Jakobson e semiótica de Peirce.

Resultados:

as fases de delimitação e decomposição são ilustradas pela semiologia homeopática da língua; a análise de correlação permitiu identificar 9 diferentes padrões; a reintegração exige uma primeira fase de interpretação da conotação e denotação de sinais, seguida por uma fase de contração do significado, levando à tomada de decisão.

Conclusão:

a aplicação do modelo proposto resulta em sinais visuais altamente qualificados e individualizados, que trazem novos elementos para repensar o papel dos sinais objetivos na prática homeopática.(AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva