Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of the effect of different concentrations of Arsenicum album 6cH on intoxicated rats / Avaliação do efeito de diferentes concentrações de Arsenicum album 6cH em ratos intoxicados

Fontes, Olney Leite; Farhat, Fátima Cristiane Lopes Goularte; Cesar, Amarilys Toledo; Lara, Marilisa Guimarães; Montebelo, Maria Imaculada Lima; Chaud, Marco Vinícius.
Int. j. high dilution res ; 8(28): 119-127, 2009. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | HomeoIndex (homeopatia) | ID: hom-9633

Objetivos:

Há divergência entre os homeopatas a respeito do conceito de dose, entendida como a quantidade de medicamento que o paciente deve ingerir para modificar o estado de doença. Para estimular a reflexão sobre este tópico, o presente estudo procurou avaliar o efeito in vivo de diferentes concentrações de Arsenicum album 6cH preparado segundo a farmacotécnica homeopática.

Métodos:

ratos Wistar machos foram intoxicados com arsênico e após, medicados com Arsenicum album 6cH e o mesmo diluído a 1% por via oral. O arsênico retido no organismo dos animais assim como o eliminado através da urina foi quantificado através de espectroscopia de absorção atômica. Amostras de urina foram colhidas antes e após a intoxicação e durante o tratamento. O grupo controle positivo (animais intoxicados) e o grupo controle negativo (animais não intoxicados) receberam apenas o veículo utilizado no preparo do medicamento.

Resultados:

os grupos tratados com Arsenicum album 6cH e Arsenicum album 6cH 1% eliminaram quantidades significativas de arsênico por comparação com os grupos controle. O grupo tratado com Arsenicum album 6cH eliminou quantidades significativamente maiores de arsênico que o grupo tratado com o mesmo medicamento diluído a 1%.

Conclusão:

os resultados sugerem que Arsenicum album 6cH não deve ser diluído a fim de não comprometer sua efetividade no tratamento de ratos intoxicados com arsênico.(AU)
Biblioteca responsável: BR926.1
Selo DaSilva