Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O controle da malária, em área de construção de hidrelétricas no ecossistema amazônico, pode ter êxito?/Malaria control in area of hydroelectric construction on the Amazonian ecosystem can succeed?

Ladislau, José Lázaro de Brito; Póvoa, Marinete Marins; Sucupira, Izis Mônica Carvalho; Galardo, Allan Kardec Ribeiro; Damasceno, Osvaldo Correia; Cardoso, Bernardo da Silva; Tauil, Pedro Luiz.
Rev Pan-Amaz Saude ; 7(Ed. esp.): 115-122, 2016. mapas, tab
Artigo em Inglês | IEC | ID: iec-15853
A malária permanece como um dos mais importantes problemas de saúde pública no Brasil. A construção de grandes represas gera benefícios sociais e econômicos e promove a qualidade de vida da população; entretanto, cria um grande impacto ambiental que pode afetar a saúde humana. Este estudo visou à prevenção de impactos ambientais negativos e ao aumento dos impactos positivos na área de influência da usina hidrelétrica em Belo Monte, Estado do Pará, Brasil. Este estudo ecológico foi elaborado a fim de avaliar a estrutura e procedimentos para o controle da malária em cinco municípios localizados na área de influência direta de construção da hidrelétrica Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. Diagnóstico e tratamento precoces e o uso de mosquiteiros impregnados por pesticidas de longa ação foram as principais medidas aplicadas em uma estratégia de cuidados integrados. A incidência de malária avaliada nesses municípios caiu de 6.275 casos em 2011 para 79 em 2015, e nenhum caso de malária causada por Plasmodium falciparum foi relatado em qualquer um deles desde abril de 2014. As medidas e a estratégia aplicadas foram bastante eficazes no controle da malária. Uma melhor gestão pública juntamente com a garantia de suporte financeiro foram fundamentais para alcançar o objetivo planejado (AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: PCIEC2016 / BR275.1
Selo DaSilva