Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Action of Canova® medicine onto peritoneal resident macrophages infected with Trypanosoma cruzi / Ação do medicamento Canova® em macrófagos peritoniais residentes infectados por Trypanosoma cruzi

Oliveira, Vanessa Cardoso de; Cardozo, Daniela Maira; Dalalio, Márcia Machado de Oliveira; Araújo, Silvana Marques; Amado, Ciomar Aparecida Bersani; Moliterno, Ricardo Alberto.
Acta sci., Health sci ; 30(1): 33-39, 2008. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-492750
Aproximadamente 20 milhões de pessoas são cronicamente infectadas pelo Trypanosoma cruzi na América Latina. O presente trabalho investigou a ação do medicamento homeopático Canova® em infecções experimentais in vitro com Trypanosoma cruzi, cepa Y, usando macrófagos residentes peritoniais de ratos Swiss. Os resultados mostraram que Canova® induz uma diminuição significativa da produção de H2O2 e TNF-alfa em concentrações de 20% e 40%, quando comparado com o controle RPMI. Quando comparado com o excipiente do medicamento, observou-se uma diminuição na concentração destes mediadores apenas na concentração de 40%. A produção de NO e a atividade fagocítica não foram afetadas. TNF-alfa inibe a replicação do protozoário em macrófagos peritoniais in vitro, mostrando-se um importante agente para o controle da infecção pelo parasita. Portanto, o medicamento Canova® poderia estimular o processo de infecção, pois promoveu inibição da produção de TNF-alfa por macrófagos peritoniais residentes in vitro. Estudos adicionais devem ser realizados com macrófagos elicitados, a fim de confirmar a atividade inibitória da Canova® sobre a produção de TNF-alfa e outros mediadores em macrófagos infectados por T. cruzi.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva