Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The principles of the Brazilian Unified Health System, studied based on similitude analysis / Os principios do Sistema Unico de Saude estudados a partir da analise de similitude / Los principios del Sistema Unico de la Salud Brasileno estudiados a partir del analisis de similitud

Pontes, Ana Paula Munhen de; Oliveira, Denize Cristina de; Gomes, Antonio Marcos Tosoli.
Rev. latinoam. enferm ; 22(1): 59-67, Jan-Feb/2014. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-702048

OBJETIVOS:

analisar e comparar a incorporação dos princípios ético-doutrinários e organizativos nas representações sociais do Sistema Único de Saúde, entre profissionais de saúde.

MÉTODO:

estudo fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 125 sujeitos, em oito instituições de saúde do Rio de Janeiro. Aplicou-se a Técnica de Evocações Livres ao termo indutor "SUS", sendo essas analisadas com as técnicas do Quadro de Quatro Casas e análise de similitude.

RESULTADOS:

identificou-se que as representações sociais dos profissionais variam segundo o nível de escolaridade e que aqueles de nível superior representam um subgrupo responsável pelo processo de mudança representacional identificado. Tal resultado pôde ser confirmado através da análise de similitude.

CONCLUSÃO:

existe um processo de mudança representacional em curso, no qual se verificou que os profissionais incorporaram os princípios do SUS nas suas construções simbólicas. A análise de similitude se mostrou uma técnica proveitosa para a pesquisa em enfermagem. .
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva