Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cumplimiento terapéutico en asma: ¿un problema de gran magnitud? / Therapeutic compliance in asthma: Is it a problem of great magnitude? / Cumprimento terapêutico em asma: um problema de grande magnitude?

Palomino-Rodríguez, Arnaldo Andrés; Morales-Múnera, Olga Lucía; Contreras-Ortiz, Javier Orlando; Salazar-Blanco, Olga Francisca.
Iatreia ; 28(4): 400-409, oct.-dic. 2015. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: lil-765520
Mundialmente, o asma é a doença crônica das vias respiratórias inferiores mais comum na infância, e como problema de saúde pública afeta a pessoas de todas as idades. Seu controle implica não só o reconhecimento e diagnóstico da doença, senão também o tratamento correto e o cumprimento terapêutico. Este último é o entendimento razoável por parte do paciente da necessidade de tratamento e de suas diferentes possibilidades, seguido das ações apropriadas; inclui também o grau de cooperação e acordo entre o médico e o paciente quanto ao regime terapêutico, caracterizado pelo entendimento e adesão do paciente a dito regime e por uma adequada comunicação médico-paciente. Em países desenvolvidos o cumprimento terapêutico de pacientes com asma pode ser tão sob como do 50 %, e em países em via de desenvolvimento pode ser ainda menor. Os fatores que influem no cumprimento terapêutico dependem do paciente, do médico, da relação entre ambos, do tratamento prescrito, da relação farmacêutico-paciente e médico-farmacêutico, da estrutura sanitária e da comunidade e a família.
Biblioteca responsável: CO332
Selo DaSilva