Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Vestibuloplastia peri-implantar associada à regeneração tecidual guiada no tratamento da peri-implantite / Peri-implant vestibuloplasty and guided tissue regeneration in the peri-implantitis treatment

Duarte, Cesário Antonio; Araujo, Isabella Maria Porto de; Castro, Marcos Vinícius Moreira de; Sarabia, Maheli Del Carmen Mas.
ImplantNewsPerio ; 2(4): 739-745, jul.-ago. 2017. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-860038
Levando em consideração que a peri-implantite é de etiologia multifatorial, embora o fator determinante seja o biofilme dentário, é interessante buscar formas de minimizar as perdas ósseas ocorridas. Desta maneira, ainda que ressalvas possam ser feitas à possibilidade concreta de se obter uma regeneração tecidual guiada, pode-se entender como uma alternativa válida para buscar, pelo menos, estabilizar o processo de progressão desta perda. Concomitantemente a este procedimento, e tendo em vista a indicação de vestibuloplastia para melhor prevenção da recidiva de peri-implantite, foi possível obter um resultado favorável dentro do objetivo proposto, em uma única intervenção cirúrgica. Material e

métodos:

paciente do sexo feminino, com 68 anos de idade, fumante moderada (8-10 cigarros/dia), se apresentou com exsudato purulento na face mesiovestibular do implante 46. Debelada a fase aguda por meio de fisioterapia local, a paciente foi submetida à cirurgia peri-implantar visando à interceptação da perda óssea por meio de "regeneração tecidual guiada" associada à vestibuloplastia, com a utilização de enxerto gengival subepitelial.

Resultados:

foi possível obter estabilização da perda óssea, bem como diminuição na profundidade de sondagem, além da redução de exsudato no implante em discussão.

Conclusão:

além disso, a vestibuloplastia criou melhores condições anatômicas estruturais devido ao tecido ceratinizado obtido e, sobretudo, criou um favorável acesso à escovação em toda a extensão dos quatro implantes, antevendo- -se melhor possibilidade de preservação do resultado.
Biblioteca responsable: BR510.1