Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior na dentição decídua em crianças nascidas pré-termo e a termo / Anterior open bite and posterior crossbite in deciduos dentition among preterm and full term children

Pereira, Jucimara Guimarães Meira; Machado, Nayara Furbino; Lima, Deise Mothé de; Sarmento, Lilian Citty; Gomes, Ana Maria Martins; Dadalto, Elaine Cristina Vargas.
Ortho Sci., Orthod. sci. pract ; 10(40): 25-31, 2018. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-879691
Maloclusões podem ter como fatores etiológicos os hábitos de sucção não nutritiva. Estes hábitos, se praticados em períodos prolongados, intensos e com frequência, podem modificar o equilíbrio de bochechas, lábios e língua, ocasionando maloclusões, como mordida aberta anterior (MAA) e mordida cruzada posterior (MCP). Os hábitos de sucção digital ou chupeta podem ser mais prevalentes em crianças nascidas pré-termo comparadas às nascidas a termo, especialmente se necessitaram de internação em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) e uso de sonda orogástrica, aumentando risco para maloclusões. Objetivou-se comparar a presença de MAA e MCP, associadas a hábitos de sucção digital e/ou chupeta, em crianças nascidas pré-termo e a termo. Foram usados dados secundários provenientes de prontuários odontológicos de 93 pacientes entre 18 a 38 meses, atendidos no Projeto de Extensão "Estratégias de Promoção de Saúde Bucal para Bebês" (disciplina de Odontopediatria - UFES). Os dados foram tabulados pelo SPSS e analisados pelo teste qui-quadrado. Apresentaram MAA 26,8% das crianças e MCP 7,5%; 37,6% manifestaram hábitos de sucção e 12,9% já tinham interrompido. A presença de MAA e MCP em crianças com hábitos de sucção digital e/ou chupeta foi verificada em 30,1%, sendo diretamente associada com a prematuridade (p = 0,041), internação em UTIN (p = 0,041) e utilização de intubação orotraqueal e/ou sonda orogástrica (p = 0,018). Concluiu-se que as maloclusões MAA e MCP associadas a hábitos de sucção digital e/ou chupeta foram mais frequentes em crianças nascidas pré-termo, entre aquelas internadas em UTIN e que usaram intubação orotraqueal e/ou sonda orogástrica (AU)
Biblioteca responsable: BR243.1