Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeito de diferentes métodos de remoção de remanescente adesivo na rugosidade superficial do esmalte após descolagem de bráquetes / Effect of different methods of adhesive remaining removal on enamel surface roughness after bracket debonding

Gregório, Marcele Carrozza Lage; Barros Junior, Tadeu Vieria de; Toposki, Francielle; Moro, Alexandre; Correr, Gisele Maria.
Ortho Sci., Orthod. sci. pract ; 10(40): 42-46, 2018. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-879725
O objetivo deste estudo foi comparar diferentes métodos de remoção do remanescente adesivo após a descolagem de bráquetes em relação à rugosidade superficial do esmalte. Trinta pré-molares com superfície lingual íntegra e sem fraturas foram selecionados. Os dentes foram submetidos à profilaxia com pasta de pedra-pomes e água e fixados individualmente com auxílio de uma morsa à bancada de trabalho. A rugosidade superficial de cada espécime foi medida com auxílio de um rugosímetro. Foram efetuadas três leituras em posições diferentes e a média das leituras foi utilizada. Após a leitura inicial os bráquetes foram colados utilizando a resina Transbond XT, de acordo com as instruções do fabricante. Os espécimes foram armazenados em estufa a 37ºC e 100% de umidade por 24hs. Depois os bráquetes foram removidos e os espécimes foram aleatoriamente distribuídos em 3 grupos (n=10) de acordo com o sistema utilizado para remoção do remanescente adesivo broca multilaminada 12 lâminas (Jet), pontas de óxido de alumínio (DHPRO) e pontas de fibra de vidro (Fiberglass). Uma segunda leitura de rugosidade foi realizada, seguindo os mesmos parâmetros descritos. Em seguida, os espécimes foram submetidos ao polimento com pasta de pedra-pomes e água e uma terceira leitura foi realizada. Os dados foram submetidos à análise estatística (ANOVA p<0,05). Não houve diferença estatística significativa nos valores de rugosidade superficial entre os grupos (p>0,05), independentemente do momento de avaliação. Conclui-se que os métodos avaliados não interferiram na rugosidade superficial do esmalte, sendo seguros para utilização na remoção do remanescente adesivo. (AU)
Biblioteca responsable: BR243.1