Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Associação entre beta-defensinas e periodontite / Association between beta-defensins and periodontitis: literature review

Costa, Lidiane Cristina Machado; Cota, Luís Otávio de Miranda; Lima, Rafael Paschoal Esteves; Zandim-Barcelos, Daniela Leal; Costa, José Eustáquio; Costa, Fernando Oliveira; Fonseca, Douglas Campideli.
ImplantNewsPerio ; 3(1): 105-108, jan.-fev. 2018.
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-881702

Objetivo:

as beta-defensinas humanas (hBDs) podem ter um papel-chave na susceptibilidade às doenças na cavidade bucal. Além do efeito antimicrobiano direto, as hBDs aumentam a imunidade adaptativa. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura científica sobre a relação entre beta-defensinas (hBD) e periodontite. Material e

métodos:

foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed sobre a expressão de hBDs em indivíduos com periodontite. Os termos beta defensins e periodontitis foram utilizados nessa busca.

Resultados:

foram selecionados, por um revisor, sete artigos para serem incluídos nessa revisão de literatura dois estudos de intervenção e cinco estudos transversais.

Conclusão:

o número de estudos sobre a expressão de beta-defensinas em indivíduos com periodontite é reduzido. O conhecimento sobre o papel das beta-defensinas na periodontite pode trazer um maior entendimento de sua etiopatogenia, além de possibilitar novos indicadores de risco e terapias. Estudos adicionais são necessários para a elucidação da relação entre esses peptídeos antimicrobianos e a periodontite.
Biblioteca responsable: BR510.1