Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Reparo de periodontite apical assintomática extensa por meio do tratamento endodôntico: relato de caso / Extensive asymptomatic apical periodontitis repair through endodontic treatment: case report

Brunini, Sérgio Henrique Staut; Slusarski, Jullyane Pereira; Hidalgo, Lenise Ruiz; Tomazinho, Luiz Fernando; Foroni, Rafael Delazari.
Dent. press endod ; 8(1): 65-70, Apr-Jun. 2018. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-883805

Introdução:

a lesão periapical ocorre em dentes não vitais como resultado de uma agressão, devido à presença de microrganismos no interior do canal radicular. Radiograficamente, ela aparece como uma imagem radiolúcida circunscrita na região do ápice dentário, que, em algumas circunstâncias, pode atingir grandes extensões e induzir o cirurgião-dentista a indicar, inadvertidamente, a realização de complementação cirúrgica. Diante disso, torna-se importante a apresentação de casos clínicos que demonstrem a possibilidade da regressão de lesões periapicais extensas por meio da execução de um tratamento endodôntico com a aplicação de um curativo de demora, sem a necessidade de executar cirurgia parendodôntica para complementação do reparo. Relato de caso após a coleta, interpretação de sinais e sintomas e a elaboração de um diagnóstico de periodontite apical assintomática com extensa área radiolúcida associada ao dente #22, foi realizada a abertura coronária, preparo biomecânico com o sistema automatizado Logic e aplicação de um curativo de demora à base de hidróxido de cálcio, que permaneceu por um período de 15 dias. Em seguida, promoveu-se a obturação do canal radicular, pela técnica do cone único, com cimento endodôntico Sealer 26. O controle radiográfico realizado seis meses após a conclusão do tratamento endodôntico demonstrou a completa regressão da lesão periapical, comprovando o sucesso da terapia instituída.

Conclusão:

a realização de um tratamento endodôntico criterioso, com a aplicação de substâncias antimicrobianas durante o preparo biomecânico, pode resultar na ocorrência de reparo apical, independentemente do tamanho da lesão, sem a necessidade de complementação cirúrgica.
Biblioteca responsable: BR510.1