Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise volumétrica do septo no seio maxilar exibida por tomografia computadorizada feixe cônico na população peruana ­ estudo retrospectivo transversal / Volumetric analysis of the maxillary sinus septa by CBCT in a Peruvian population ­ cross-sectional retrospective study

Espinoza Quispe, Jorge; Vásquez Suica, Juan Manuel.
ImplantNewsPerio ; 3(3): 475-482, mai.-jun. 2018. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-905508

Objetivos:

avaliar a presença do septo sinusal na população peruana.

Materiais e métodos:

um estudo transversal foi realizado em 298 seios maxilares de pacientes encaminhados ao Serviço de Radiologia Oral e Maxilofacial do Hospital Nacional Arzobispo Loayza, em Lima, Peru. A presença do septo, o número, a localização, o comprimento e a orientação dos avaliados, bem como idade, sexo e tipo de dentulismo, foram quantificados nas imagens da tomografi a computadorizada feixe cônico (TCFC), usando o software CS 3D Imaging. O teste Qui-quadrado foi realizado para tentar identifi car associações entre a presença do septo, condição dentária, idade e sexo, com 5% de significância, usando-se o SPSS20.

Resultados:

o septo no seio maxilar foi visto em 36,2% dos casos e estava ausente em 63,8%. Quanto à localização, 49,4% dos septos estavam no lado direito e 50,6% no lado esquerdo. Houve septos completos em 22,9% e incompletos em 77,1% dos casos. A localização do septo em maior proporção foi encontrada na parede basal, com 48,2%, seguido pelo setor anterior e medial do seio maxilar. O comprimento médio foi de 6,86 mm. Houve associação entre a frequência do septo e o sexo dos pacientes (teste Qui-quadrado de Pearson, p=0,015, graus de liberdade 1, ᵪ2= 5,894).

Conclusão:

cada população apresentará variações na localização e tamanho do septo do seio maxilar que devem ser cuidadosamente estudadas por TCFC para evitar rompimento da membrana e outras intercorrências que levam ao insucesso das terapias regenerativas e restauradoras.
Biblioteca responsable: BR510.1