Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Depressão e transtorno afetivo bipolar ­ existe associação com a periodontite? / Depression and bipolar affective disorder ­ is there an association with periodontitis? - literature review

Cunha, Fabiano Araújo; Lima, Rafael Pachoal Esteves; Cunha, Maria Aparecida Gonçalves de Melo; Castro, Maurício Augusto Aquino de.
ImplantNewsPerio ; 3(3): 563-569, mai.-jun. 2018.
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-905634
Estudos epidemiológicos sugerem que a depressão pode alterar a instalação e a progressão da doença periodontal. O processo inflamatório, induzido pela depressão e o biofilme dentário, podem atuar sinergicamente estimulando uma intensa resposta do sistema imunológico, influenciando a progressão das doenças periodontais. O objetivo do presente trabalho é revisar a literatura em relação aos principais trabalhos que investigaram a possível correlação entre a depressão e a doença periodontal. Concluiu-se que a maioria dos estudos publicados até o momento sugerem que a depressão pode alterar significativamente a resposta do hospedeiro, tanto no nível comportamental quanto imunológico. Em relação ao transtorno afetivo bipolar e a periodontite, a maioria dos estudos publicados, até o momento, não apresentam estratégias metodológicas que avaliem corretamente a possível associação entre a doença periodontal e o transtorno bipolar especificamente. São necessários maiores estudos com metodologias que envolvam as características epidemiológicas, microbiológicas e imunológicas dessa possível associação, propiciando um melhor entendimento da doença.
Biblioteca responsable: BR510.1