Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação do conhecimento de graduandos de odontologia de uma instituição de ensino superior quanto à ética profissional / Assessment on the level of knowledge of Dentistry undergraduate students about professional ethics

Silva, Thais Paulo da; Sousa, João Paulo de; Rabello, Patrícia Moreira; Santiago, Bianca Marques.
Rev. Bras. Odontol. Leg. RBOL ; 5(2): [28-38], mai.-ago. 2018.
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil), RHS | ID: biblio-912645

Introdução:

O Código de Ética Odontológica (CEO) versa sobre os direitos e deveres dos profissionais e constitui o cerne para uma boa atuação profissional.

Objetivo:

Analisar o conhecimento dos graduandos de odontologia de uma Instituição de Ensino Superior quanto à ética profissional. Material e

método:

Tratou-se de estudo seccional, com 110 alunos do 6°, 7°, 9° e 10° período da graduação, divididos em os que cursaram a disciplina de Ética e Legislação Profissional (G1=68) e os que não a cursaram (G2=42). O oitavo período não participou da pesquisa por estarem cursando a disciplina. Aplicou-se um questionário com perguntas fechadas inicialmente de caráter filosófico, seguidas de exemplos de atividades ilícitas para serem julgados e de questões relativas ao CEO. Os dados foram analisados descritivamente e pelo teste Qui-quadrado (α=5%).

Resultados:

Observou-se que Ética e Moral têm significados diferentes para 66 alunos (60%), e 43,6% (n=48) indicaram a ética como "extremamente importante", não havendo diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Quanto a situações que exemplificam infrações éticas, "acadêmicos cursando a graduação que realizam cursos de aperfeiçoamento teórico-prático", "Cirurgião-dentista com inscrição no CRO de um estado e atendendo em um estado vizinho" e "Estágio em clínicas particulares pelos acadêmicos" foram as que apresentaram percentual de acerto mais variado entre os grupos. Quanto ao CEO, 63 alunos (60%), indicaram que o cirurgião-dentista pode desistir do atendimento do paciente durante o tratamento, "quando, ao seu critério, o profissional constate fatos que prejudiquem o bom relacionamento com o paciente" (‚0,05).

Conclusão:

Há influência da disciplina de Ética no conhecimento da ética profissional dos graduandos de odontologia.
Biblioteca responsable: BR1.1