Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A interface entre odontologia legal e odontologia do esporte / The interface between forensic dentistry and sports dentistry

Silva, Rhonan Ferreira; Rodrigues, Lívia Graziele; Felter, Matheus; Araújo, Michelle Gouveia Benício de; Tolentino, Pedro Henrique Moreira Paulo; Franco, Ademir.
Rev. Bras. Odontol. Leg. RBOL ; 5(2): [69-84], mai.-ago. 2018.
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-912649
Vinte e duas especialidades odontológicas são atualmente reconhecidas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia Brasileiro. Em posição de destaque, a Odontologia Legal figura como especialidade odontológica que respalda não somente a clínica geral, mas se comunica com todas as outras especialidades ­ seja fundamentando e guiando o exercício lícito da atuação profissional ou providenciando conhecimento científico específico para determinados procedimentos técnicos. Dentre as diversas interfaces da Odontologia Legal com as demais especialidades odontológicas, aquela evidenciada mais recentemente se dá com a Odontologia do Esporte. Esta especialidade, reconhecida em 2014, veio a salientar o papel do Cirurgião-dentista frente às necessidades que emergiam em decorrência de práticas esportivas. A melhora do desempenho profissional e a prevenção de traumas dentais, maxilofaciais e articulares são objetivos comumente explorados nesta especialidade. Contudo, pouco se discute a função pericial do Cirurgião-dentista na prática esportiva. A presente revisão da literatura fornece um estudo diferenciado da Odontologia do Esporte, sob um escopo odontolegal. Mais especificamente, a perícia documental de atletas, assim como sua estimativa de idade e determinação do sexo são retratadas como assuntos de expertise odontolegal em contribuição à Odontologia do Esporte. Acrescentando à escassa literatura científica, o presente trabalho confirma a atuação multidimensional da Odontologia Legal e apresenta suas ferramentas aplicáveis às mais diversas atividades odontológicas.
Biblioteca responsable: BR1932.9