Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeito da radioterapia na resistência de união entre dentina humana e resina composta / Effect of radiotherapy on the bond strength between human dentin and composite resin

Brandeburski, Suzane Boa Nova; Reichert, Leandro Azambuja.
J. Oral Investig ; 7(2): 33-45, jul.-dez. 2018. graf, tab, ilus
Artículo en Portugués | BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-915365

Objetivo:

O objetivo deste estudo experimental é avaliar o efeito da radiação com raios X de alta energia na resistência de união entre dentina humana e resina composta.

Métodos:

Trinta terceiros molares humanos hígidos foram seccionados, produzindo superfícies oclusais planas de dentina, e distribuídos aleatoriamente em dois grupos (n=15) um não irradiado e restaurado com Resina Composta Filtek Z-250, 3M-ESPE® (G1, n=15 ­ grupo controle), outro irradiado e restaurado com Resina Composta Filtek Z-250, 3M-ESPE® (G2, n=15). O protocolo de radiação utilizado foi de 70 Gy no total. As amostras foram cortadas em palitos (área média de 1 mm2) e submetidas ao teste de microtração. Os dados foram comparados por meio do teste t-student (p <0,05). O padrão de fratura foi examinado em microscopia óptica e submetido ao teste exato de Fischer (p <0,05).

Resultados:

não houve diferença significativa entre o grupo de dentes não irradiados e irradiados (p=0,738). O grupo controle e o grupo irradiado apresentaram predominância no padrão de fratura de falhas coesivas em resina e/ou mistas e falhas adesivas foram verificadas somente no grupo dos dentes irradiados.

Conclusões:

A radiação não interfere significativamente na resistência de união da dentina humana restaurada com resina composta e que não houve influência significativa entre os grupos estudados em relação ao padrão de fratura(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1