Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A associação da disfunção temporomandibular à dor orofacial e cefaleia / The association of temporomandibular dysfunction with orofacial pain and headache

Fehrenbach, Julia; Silva, Betina Suziellen Gomes da; Brondani, Lucas Pradebon.
J. Oral Investig ; 7(2): 69-78, jul.-dez. 2018. tab
Artículo en Portugués | BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-915383
A articulação temporomandibular (ATM) possibilita a mastigação, deglutição e a fonética, faz parte do sistema estomatognático, e é capaz de múltiplos movimentos. A DTM (disfunção temporomandibular) representa certas condições musculares e articulares na região crânio orofacial que podem causar problemas nos músculos da mastigação e na ATM e suas estruturas associadas, sendo a cefaleia e a dor orofacial alguns dos principais sintomas relatados pelos pacientes.

Objetivo:

analisar a relação da DTM à dor orofacial e cefaleia através de uma revisão narrativa.

Métodos:

para a realização deste estudo, foram feitas buscas nas bases de dados Scielo e Pubmed, utilizando as palavras chave Dor Orofacial, Disfunção Temporomandibular, Articulação Temporomandibular, Dor de Cabeça e Cefaleia.

Conclusão:

a partir dos artigos analisados na presente revisão foi possível concluir que existe relação entre dor na região orofacial e cefaleia com a DTM, porém ainda não é claro o mecanismo dessa correlação, sendo necessários mais estudos para elucidar esse quadro clínico(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1