Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Equidade no uso de serviços odontológicos provenientes do SUS entre idosos: estudo de base populacional / Equity inthe use of dental services provided by the Brazilian Unified Health System (SUS) among the elderly: a population-based study

Oliveira, Renata Francine Rodrigues de; Souza, João Gabriel Silva; Haikal, Desireé Sant’Ana; Ferreira, Efigênia Ferreira e; Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 21(11): 3509-3523, Nov. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-828477
Resumo Propõe-se caracterizar os idosos usuários de serviços odontológicos ofertados pelo Sistema Único de Saúde, considerando o princípio da equidade. Trata-se de um estudo transversal analítico com modelagem hierarquizada, conduzido a partir de uma amostra probabilística, complexa, por conglomerados de idosos (65-74 anos) residentes em um município brasileiro de grande porte populacional. Foram incluídas variáveis independentes referentes a características sociodemográficas, acesso a informações em saúde, comportamentos/sistema de atenção à saúde e desfechos em saúde. Realizou-se análises descritivas, bivariadas e múltiplas hierarquizadas. Dos 480 idosos incluídos, 138 (31,2%) utilizaram serviços odontológicos provenientes do SUS. O uso desses serviços foi maior à medida que diminuíam a renda per capita e a escolaridade dos idosos, menor entre os que não haviam realizado o autoexame da boca e maior entre os que usavam os serviços odontológicos para procedimentos que não fossem rotina. Além disso, verificou-se que utilizaram mais o SUS pessoas que tiveram o relacionamento afetado pela saúde bucal e uma autopercepção negativa da sua aparência. Conclui-se que o uso dos serviços odontológicos no SUS foi predominante entre os idosos que vivem sob condições de vulnerabilidade.
Biblioteca responsável: BR1.1