Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Investigation in vivo of Enterococcus faecalis in endodontic retreatment by phenotypic and genotypic methods / Investigação in vivo de Enterococcus faecalis em retratamento endodôntico por meio de métodos fenotípicos e genotípicos

Endo, Marcos Sergio; Signoretti, Fernanda Graziela Corrêa; Kitayama, Vivian Sayuri; Marinho, Ariane Cássia Salustiano; Martinho, Frederico Canato; Gomes, Brenda Paula F. de Almeida.
Acta sci., Health sci ; 37(1): 95-103, Jun. 22, 2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-832152
O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de E. faecalis em dentes tratados endodonticamente utilizando as técnicas de cultura e molecular. Foram avaliados a suscetibilidade antimicrobiana frente a diferentes antibióticos e os fatores de virulência de E. faecalis isolados. As amostras foram coletadas de 30 dentes tratados endodonticamente. Métodos de cultura e 16S rDNA foram utilizados para identificar E. faecalis. A suscetibilidade antimicrobiana de E. faecalis foi determinada por valores de MIC, utilizando o E test. Os fatores de virulência de cepas de E. faecalis cultiváveis foram investigados pela técnica de PCR. E. faecalis foram detectados por cultura (7/30), PCR tradicional (13/30) e nested PCR (23/30). Ambas as técnicas de PCR foram significativamente mais eficazes do que a cultura na detecção de E. faecalis (p < 0,05). Todos os E. faecalis testados foram altamente sensíveis à amoxicilina. Algumas cepas de E. faecalis foram resistentes a antibióticos, como a rifampicina (4/12), eritromicina (3/12) e azitromicina (8/12). Os fatores de virulência efaA e ace foram detectados em todos os isolados. Os outros genes de virulência foram encontrados em 91,6 (gelE), 83,3 (asa), 25 (esp) e 16,6% (cylA). As cepas de E. faecalis isoladas em dentes tratados endodonticamente mostraram fatores de virulência relacionados à adesão. Eles também apresentaram resistência a alguns antibióticos comumente utilizados na odontologia.
Biblioteca responsável: BR513.2