Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ethical and legal issues regarding the action and knowledge of orthodontists before civil liability / Questões éticas e legais relacionadas à ação e ao conhecimento dos ortodontistas frente à responsabilidade civil

Maia, Luíza Valéria de Abreu; Flores, Mariana Mourão de Azevedo; Pedro, Adriana Correia; Fernandes, Mário Marques; Paranhos, Luiz Renato.
Acta sci., Health sci ; 36(2): 251-256, jun.-dez. 2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-832937
Este estudo avaliou as condutas éticas e legais dos profissionais ortodontistas quanto ao seu relacionamento profissional/paciente, à documentação utilizada e seu grau de conhecimento referente à responsabilidade profissional odontológica no exercício de sua especialidade, além de avaliar se o tempo de formação do cirurgião-dentista como especialista interferiu em seu grau de conhecimento sobre a responsabilidade profissional da área odontológica. A população objeto do presente estudo foi constituída de 56 cirurgiões-dentistas, especialistas em Ortodontia, da cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerias, Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário dirigido a estes profissionais para posterior análise estatística descritiva dos dados. Foi utilizado o Qui-quadrado para verificação de independência entre fatores e comparações de proporções. A documentação ortodôntica é solicitada por 100% dos profissionais entrevistados a antes de iniciar o tratamento; 71,5% solicitam documentação final; 91% dos profissionais responderam arquivar a documentação. Entretanto, somente 21,4% deles arquivam por mais de 20 anos; a maioria dos profissionais (86%) utiliza alguma forma de contrato ao iniciar o tratamento e pequena parte dos profissionais (30,4%) considera a responsabilidade dos ortodontistas como de resultado. Pode-se concluir que os profissionais entrevistados necessitam adquirir maior grau de conhecimento acerca da responsabilidade profissional e sobre a legislação vigente que envolve os cirurgiões-dentistas.
Biblioteca responsável: BR513.2