Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The challenge of the approach to oral cancer in primary health care / O desafio da abordagem do câncer de boca na atenção primária em saúde

Noro, Luiz Roberto Augusto; Landim, Jordânia Rodrigues; Martins, Mychele Cavalcante de Andrade; Lima, Yuliana Castro Ponciano.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 22(5): 1579-1587, maio 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-839960
Resumo O objetivo do presente estudo foi analisar a atuação dos cirurgiões-dentistas da rede pública de saúde frente ao câncer de boca. Foi realizado estudo transversal no qual foram entrevistados 121 dentistas a partir de questionário semiestruturado. O estudo não identificou diferença estatisticamente significativa em relação à capacidade de realizar biópsia por sexo, ano de graduação, especialização ou tempo de serviço público. Apenas 22 profissionais (18,2%) relataram ser capazes de realizar biópsias, e 13 (10,7%) poderiam fazê-la na Unidade de Saúde da Família. O sistema de referência e contrarreferência, por meio da inclusão de mais de uma etapa na assistência, aumenta a possibilidade de absenteísmo do paciente ao serviço de saúde. Embora identifique claramente a relevância da mortalidade do câncer bucal na população, a grande maioria dos dentistas não está preparada para realizar a biópsia como uma atividade de rotina. Considerando que a grande maioria das biópsias dos tecidos orais é realizada em ambulatório, a baixa complexidade tecnológica para realizar o procedimento e sua eficácia para o diagnóstico precoce do câncer de boca, é essencial a realização deste procedimento na atenção primária, o que pode efetivamente contribuir para a diminuição da mortalidade por câncer oral.
Biblioteca responsável: BR1.1