Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Morbidity in extreme low birth weight newborns hospitalized in a high risk public maternity / Morbidade em recém- nascidos prematuros de extremo baixo peso em unidade de terapia intensiva neonatal

Sousa, Derijulie Siqueira; Sousa Júnior, Airton Salviano; Santos, Arielly Duarte Rabelo; Melo, Enaldo Vieira; Lima, Sônia Oliveira; Almeida-Santos, Marcos Antônio; Reis, Francisco Prado.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 17(1): 139-147, Jan.-Mar. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-844241
Resumo

Objetivos:

determinar a prevalência das morbidades mais comuns em recém-nascidos de extremo baixo peso (RNEBP) internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) e avaliar a influência dessas morbidades no tempo de internamento.

Métodos:

estudo observacional, longitudinal, prospectivo e analítico, na UTIN de uma maternidade publica referência em alto risco do estado de Sergipe, realizado com 158 RNEBP admitidos no período de março de 2014 a abril de 2015. A análise do tempo de internamento foi realizada através do método Kaplan- Meier.

Resultados:

os RNEBP apresentaram médio de 785,2g ± 138,2g. A idade gestacional variou entre 22 e 35 semanas e média de 26,8 semanas. Dos admitidos na UTIN, 63 (39,9%) receberam alta e 95 (60,1%) tiveram óbito como desfecho. O tempo de internamento foi influenciado por morbidades como persistência do canal arterial (PCA), hemorragia intracraniana e sepse. Síndrome do desconforto respiratório foi a morbidade mais comum 157 (99,4%). A incidência de persistência do canal arterial, hemorragia intraventricular, sepse, hipotermia , hipoglicemia e retinopatia da prematuridade foi de 39,2%, 17,1%, 32,3%,50,3%, 52,3% e 16,6%respectivamente.

Conclusões:

as morbidades do aparelho respiratório, cardíacas, neurológicas e infecciosas foram as mais prevalentes, enquanto a PCA, hemorragia intracraniana e sepse foram as morbidades que influenciaram significativamente o tempo de internação.
Biblioteca responsável: BR1.1