Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sequelae in primary teeth after traumatic injury / Sequelas em dentes decíduos após injúrias traumáticas

Fontenele, Mayara; Macedo, Maiara; Rebouças, Pedro; Silva, Paulo Goberlânio de Barros; Sousa, Denise Lins de; Sousa, Rebecca Bastos Rocha Araújo de; Gondim, Juliana Oliveira; Moreira Neto, José Jeová Siebra.
Braz. dent. sci ; 20(2): 70-75, 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846425

Objetivo:

Determinar a prevalência de lesões por luxação na dentição primária e as sequelas associadas em crianças atendidas na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Material e

Métodos:

O protocolo de pesquisa foi revisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Institucional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará. Este estudo foi realizada através de uma investigação observacional retrospectiva transversal. Os dados foram coletados dos registros médicos entre os anos 2000 e 2014. Utilizamos o software de análise estatística SPSS (Statistical Packacge for the Social Scientes) 17.0 para Windows.

Resultados:

A amostra foi composta por 52 pacientes, totalizando 75 dentes primários traumatizados. A idade média de lesão foi de 37,6 meses e o sexo mais atingido foi o sexo masculino (65,4%). A maioria das lesões ocorreu em casa (57,7%) e, consequentemente, a queda de altura (73%) foi o motivo mais de maior prevalência. O tipo mais comum de luxação por lesão foi a intrusão (53,3%) e alteração de cor (42,7%), necrose pulpar (37,3%) e obliteração do canal radicular (13,3%) as sequelas mais frequentes.

Conclusão:

A alta prevalência de sequelas (74,7%) mostra que o tratamento adequado deve ocorrer no momento adequado para reduzir sequelas.(AU)
Biblioteca responsável: BR243.1