Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Patient satisfaction after orthodontic treatment: a systematic review / Satisfação dos pacientes pós-tratamento ortodôntico: revisão sistemática

Kawanichi, Letícia Y; Suga, Uhana SG; Kruly, Paula C; Fujimaki, Mitsue; Provenzano, Maria GA; Terada, Raquel SS.
Braz. dent. sci ; 20(2): 76-84, 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-846426

Objetivo:

Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os fatores que levam à satisfação ou não do paciente pós-tratamento ortodôntico. Material e

Métodos:

Esta revisão sistemática foi registrada no PROSPERO (CRD42013004528). Quatro bancos de dados, bem como as listas de referências e citações das publicações incluídas foram pesquisados de acordo com as diretrizes do PRISMA, produzindo 6.387 títulos e resumos. Dois revisores realizaram a coleta de dados independentemente e um terceiro revisor foi incluído, se não houvesse consenso.

Resultados:

Nove artigos (2.742 participantes) permaneceram após a extração e interpretação dos dados. Um total de 14 resultados foram extraídos dos relatórios e foram agrupados em 4 temas que foram julgados semelhantes tratamento, estética, função e bem-estar social. Os principais resultados baseados na frequência do tamanho de efeito foram autopercepção da estética dos dentes (44%); harmonia dos dentes com outras estruturas da face (44%); alinhamento dos dentes anteriores (33%); maior conforto, ausência de dor e melhora na mastigação/ alimentação (33%); bem-estar social (33%); tratamento valeu a pena (33%).

Conclusão:

Apesar dos poucos trabalhos encontrados e do valor questionável da qualidade de alguns, a evidência aponta que o principal fator que leva à satisfação dos pacientes está relacionado à melhora estética dos próprios dentes. A mastigação, a ausência de dor, o bem-estar social e a maneira como o tratamento foi conduzido foram destacados como razões para a satisfação do paciente pós-tratamento ortodôntico. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1